Orientação exclusiva e presencial com o CEO de uma grande organização sobre os dilemas de sua empresa

Programa

EXAME MENTORIA PME é um projeto inédito de desenvolvimento de empreendedores organizado por EXAME. O programa reúne um time estrelado de CEOs e especialistas das mais variadas áreas do conhecimento para oferecer uma oportunidade única a você.

São cinco encontros ao longo do ano. Em cada encontro você terá:

• Conversas individualizadas e supervisionadas com um renomado CEO que vai atuar como seu mentor durante o ano todo.

• Painéis e workshops conduzidos pelos professores da Fundação Dom Cabral para troca de experiências e ampliação do conhecimento ministrado no programa.

• Palestras com líderes de negócios para aprender com seus casos de fracasso e sucesso.

• Ambiente de aprendizado e relacionamento com empreendedores dos mais variados ramos de atividade.

• Plataforma digital de apoio.

Mentoria

Você, cara a cara com o CEO de uma grande organização.

Antes do primeiro encontro EXAME MENTORIA PME, você será entrevistado pela equipe EXAME, que vai conhecer seu perfil como empreendedor, o histórico de sua empresa, o atual momento do negócio e três questões estratégicas para o crescimento que você queira debater com o CEO ao longo do ano.

O CEO também será entrevistado para o mapeamento dos temas que ele está mais apto a desenvolver como mentor.

As duplas de mentoria CEO/empreendedor serão definidas com base no perfil de competências do CEO e nas questões críticas que você determinou previamente.

A mentoria terá início no primeiro encontro EXAME MENTORIA PME e, ao longo do ano, você terá a oportunidade de expor ao CEO suas dúvidas, angústias e as questões mais críticas de seu negócio.

Novas competências

Desenvolva novos conhecimentos e aprenda soluções para crescer sua empresa de forma estratégica.

Nos encontros EXAME MENTORIA PME você assistirá a painéis de debates conduzidos pelos melhores professores da FDC e participará de Workshops que estimulam o desenvolvimento de competências chave para a gestão da sua empresa em um ambiente de negócios complexo.

Online, você poderá acessar o material disponível, como bibliografias de referência para cada tema abordado, textos e video-cases que complementam e aprofundam a experiência presencial.

Ao final do EXAME MENTORIA PME, você terá aprofundado o entendimento do seu negócio e ampliado o repertório de conhecimentos e soluções para levar sua empresa ao próximo ciclo de crescimento.

Inspiração para os negócios

Além da mentoria com o CEO de uma grande organização, dos painéis e dos workshops liderados pela Fundação Dom Cabral, no EXAME MENTORIA PME você participará de palestras inspiradoras.

De onde nascem as ideias para reinventar as empresas? Como desenvolver uma estratégia matadora para fidelizar os clientes? Qual é a hora de mudar a direção do negócio e investir em outros mercados? Como identificar nichos que garantam um oceano azul?

Você conhecerá casos de negócios, contados por líderes dos mais variados ramos de atividade, e aprenderá com as histórias de fracasso e sucesso deles.

Venha participar de conversas inspiradoras, no formato TED TALK. Elas farão com que você repense o futuro de sua empresa. É uma oportunidade única que só o EXAME MENTORIA PME oferece.

Networking

Venha participar de um ambiente de aprendizado e relacionamento com CEOs de grandes organizações, os melhores estudiosos de negócios do país e empreendedores de PMEs dos mais variados ramos de atividade.

Ao longo do ano, você será orientado por um experiente e renomado CEO convidado por EXAME e poderá compartilhar com ele as questões críticas para o crescimento de sua empresa.

Você estará lado a lado com os melhores professores da Fundação Dom Cabral. São estudiosos de negócios com vasta formação acadêmica e ampla vivência do dia a dia empresarial.

Poderá ainda trocar experiências e conhecimentos e aprender com donos de empresas que estão implementando novas estratégias para crescer mesmo em tempos de crise.

CEOs

Você, cara a cara com o CEO de uma grande organização. Orientação exclusiva sobre as necessidades e os dilemas de sua empresa. Conheça os CEOs que participaram do programa e os que fazem parte da edição 2018.

  • Abel Reis
    Abel Reis Dentsu Aegis Network

    Abel Reis é CEO, no Brasil, da Dentsu Aegis Network, grupo de presença global, de serviços de mídia, criatividade e comunicação. Considerado um dos maiores especialistas brasileiros em digital e comunicação, é executivo de referência em transformação de negócios e marcas na Economia Digital.

    Participa da edição 2018 do programa Exame Mentoria PME.

  • Alessandro Cosin
    Alessandro Cosin Cosin Consulting

    É sócio-fundador e CEO da Cosin Consulting Linked By Isobar, uma das consultorias de negócios e tecnologia mais relevantes no cenário nacional, comprada pelo grupo Dentsu Aegis Network, em 2016.

    Cosin atua há duas décadas na concepção de projetos complexos em componentes, estrutura e objetivos financeiros, englobando estratégia, gestão, processos e tecnologia. Formado em Administração na FEI com MBA Executivo em Gestão Empresarial pelo INSPER, é mentor Endeavor e conselheiro formado pelo IBGC.

  • Alexandre Costa
    Alexandre Costa Cacau Show

    Presidente e fundador da Cacau Show, considerada hoje a maior rede de lojas de chocolates finos do mundo.

    Participa da edição 2018 do programa Exame Mentoria PME.

  • Anders Norinder
    Anders Norinder Investidor e vice-presidente da Câmara de Comércio Sueco-Brasileira

    Foi presidente da Volvo Cars no Brasil, na Argentina e no México antes de comandar a operação da montadora para toda a América Latina e Caribe entre os anos de 2008 e 2011. Foi também o responsável por montar a operação brasileira da empresa de pagamentos iZettle, da qual foi presidente entre os anos de 2013 e 2016.

    Participa da edição 2018 do programa Exame Mentoria PME.

  • Claudio Lottenberg
    Claudio Lottenberg UnitedHealth Group

    Claudio Lottenberg é presidente do UnitedHealth Group. É também presidente do conselho de administração da Sociedade Israelita Brasileira Albert Einstein e do Instituto Coalização Saúde.

    Participa da edição 2018 do programa Exame Mentoria PME.

  • Cleber Morais
    Cleber Morais Schneider Electric Brasil

    Cleber Morais é presidente no Brasil da Schneider Electric, empresa global especializada em gestão de energia, eficiência energética, automação e energia renovável da fábrica até as tomadas. Cléber já passou por posições de liderança em empresas como Bematech, Avaya e IBM. É graduado em engenharia eletrônica e tem especializações em importantes instituições como Columbia University, Harvard Business School, London Business School, INSEAD, Fundação Dom Cabral e IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

    Participa da edição 2018 do programa Exame Mentoria PME.

  • Enrique Garcia
    Enrique Garcia Klüber Lubrication (Grupo Freudenberg)

    É o presidente da fabricante alemã de lubrificantes Klüber (Freudenberg Group) para a América do Sul e Austrália.

    Participa da edição 2018 do programa Exame Mentoria PME.

  • Fabio Barbosa
    Fabio Barbosa Gávea Investments

    É sócio conselheiro da Gávea Investimentos. Foi presidente dos bancos ABN Amro e Santander e do Grupo Abril.

  • Flávia Bittencourt
    Flávia Bittencourt Sephora

    Presidente da Sephora no Brasil. É egressa dos setores de finanças e de telecomunicações com passagens pelas áreas de marketing e vendas do Banco Nacional, Unibanco e Oi.

    Participa da edição 2018 do programa Exame Mentoria PME.

  • Franklin L. Feder
    Franklin L. Feder Conselheiro de empresas

    Membro de conselhos consultivos ou de administração de quatro organizações — entre as quais, WRI Brasil e Instituto Ethos. Foi sócio nas consultorias Technomic e Booz e presidente da Alcoa para a América Latina e Caribe.

    Participa da edição 2018 do programa Exame Mentoria PME.

  • Geovana Donella
    Geovana Donella Donella & Partners

    Presidente e fundadora da Donella & Partners, especializada em governança corporativa e gestão de empresas familiares. Atuou como presidente do Cel Lep, comandou as operações do Grupo Multi Holding (Wizard, Yazigi, Microlins, entre outras) e integrou o conselho de administração durante o período de atuação na Multi e no Cellep. Foi também superintendente na Alcoa Alumínio.

    Participa da edição 2018 do programa Exame Mentoria PME.

  • Joakim Thrane
    Joakim Thrane DHL Express América Latina

    É presidente da DHL Express para a América Latina. Possui uma vasta experiência internacional, tendo atuado em diversas posições globais nas áreas de marketing, vendas e administração geral em companhias como Philips e Atos Origin, onde ocupou posição de CEO para América do Sul por 5 anos.

  • Luiz Kaufmann
    Luiz Kaufmann L.Kaufmann Consultores

    É sócio fundador da L.Kaufmann Consultores que liderou processos de restruturação em empresas como Medial Saúde, Kroton, Vale, e El Tejar. Foi presidente da Aracruz Celulose, sócio da GP Investimentos, diretor geral do Grupo Multiplic e diretor geral da Arthur D. Little do Brasil. É membro do conselho de administração da PACCAR Inc, nos Estados Unidos.

    Participa da edição 2018 do programa Exame Mentoria PME.

  • Marcelo Queiroz
    Marcelo Queiroz TetraPak

    É o presidente no Brasil da multinacional TetraPak. Atuou em várias posições na área comercial da companhia até que, em 2008, assumiu a presidência da subsidiaria na Venezuela e, posteriormente, no leste da África. Retornou para o Brasil para assumir a presidência da empresa em 2014.

    Participa da edição 2018 do programa Exame Mentoria PME.

  • Marcio Fernandes
    Marcio Fernandes Conselheiro de empresas

    Foi presidente da Elektro de 2011 a 2017 e atualmente é investidor e conselheiro independente.

    Participa da edição 2018 do programa Exame Mentoria PME.

  • Marco Stefanini
    Marco Stefanini Stefanini IT Solutions

    É o fundador e CEO global da Stefanini, maior multinacional brasileira de tecnologia.

    Participa da edição 2018 do programa Exame Mentoria PME.

  • Marcos Ferraz Bosi
    Marcos Ferraz Bosi Grupo Fleury

    É presidente do conselho de administração do Grupo Fleury. É médico com mestrado e pós-doutorado em Epidemiologia Clínica e Economia da Saúde pela Universidade McMaster, no Canadá e professor adjunto de Economia e Gestão em Saúde no departamento de Medicina da Escola Paulista de Medicina.

    Participa da edição 2018 do programa Exame Mentoria PME.

  • Newton Simões
    Newton Simões Racional Engenharia

    Fundador e presidente da Racional Engenharia, que possui mais de 9 milhões de metros quadrados construídos para o setor privado, em todo o território brasileiro.

    Participa da edição 2018 do programa Exame Mentoria PME.

  • Nicolas Toth Jr
    Nicolas Toth Jr Healthways

    É o diretor-geral para o Brasil e América Latina da Healthways, a maior empresa em desenvolvimento e implantação de programas de gestão de saúde do mundo.

  • Nildemar Secches
    Nildemar Secches Conselheiro de empresas

    Participa dos conselhos de administração de Itaú Unibanco, Weg, Ultrapar e Iochpe-Maxion. Foi presidente da Perdigão e presidente do conselho de administração da BRF.

  • Paula Bellizia
    Paula Bellizia Microsoft Brasil

    Presidente da Microsoft Brasil. Ocupou posições executivas nas áreas de vendas, marketing e operações de Microsoft, Facebook e Apple, da qual também foi presidente.

  • Paulo Chapchap
    Paulo Chapchap Hospital Sírio-Libanês

    É presidente do Hospital Sírio-Libanês e diretor do Programa de Transplante de Fígado do hospital, acumulando a liderança de uma equipe pioneira na área no Brasil.

  • Paulo Stark
    Paulo Stark Conselheiro de empresas

    Foi presidente da Siemens no Brasil de 2011 a 2017. É membro de diversos conselhos consultivos.

    Participa da edição 2018 do programa Exame Mentoria PME.

  • Rômulo Dias
    Rômulo Dias Bradesco

    É presidente do Grupo UOL. Foi diretor executivo do banco Bradesco e presidente da Cielo. Antes, atuou como diretor do Bradesco e do Citibank, além de ter sido sócio de um banco de investimento.

    Participa da edição 2018 do programa Exame Mentoria PME.

  • Silvio Genesini
    Silvio Genesini Conselheiro de empresas

    Membro dos conselhos de administração da Cnova (Grupo Pão de Açúcar), Algar e Infracommerce. É fundador e sócio da Silvigen Assessoria e Consultoria. Foi presidente do Brasil da Oracle e do Grupo O Estados de S. Paulo.

    Participa da edição 2018 do programa Exame Mentoria PME.

  • Tarsila Carvalho
    Tarsila Carvalho Delinea Tecnologia Educacional

    É presidente na Delinea Tecnologia Educacional. Comandou a rede de hotéis Blue Tree. Antes disso, atuou como a principal executiva de finanças da Vivere, empresa do Grupo Accenture, diretora de Business Intellinge e Shared Services do Grupo Estado e líder para a área de finanças do Grupo de Telecomunicações da America Latina na Accenture do Brasil. Anteriormente trabalhou no Bank Boston, na área de risk management, e na PwC Brasil como auditora.

    Participa da edição 2018 do programa Exame Mentoria PME.

  • Walter Longo
    Walter Longo Conselheiro de empresas

    Foi presidente do Grupo Abril até dezembro de 2017. Longo já presidiu a TVA, pioneira em TV por assinatura no Brasil, o grupo de comunicação Newcomm Bates e a agência de publicidade Grey Brasil.

    Participa da edição 2018 do programa Exame Mentoria PME.

  • Walter Schalka
    Walter Schalka Suzano Papel e Celulose

    Presidente da Suzano Papel e Celulose. Foi presidente da empresa de toalhas de papel Dixie Lalekla aos 31 anos e, posteriormente, CEO do Grupo Dixie Toga e Votorantim Cimentos.

  • Abel Reis
  • Alessandro Cosin
  • Alexandre Costa
  • Anders Norinder
  • Claudio Lottenberg
  • Cleber Morais
  • Enrique Garcia
  • Fabio Barbosa
  • Flávia Bittencourt
  • Franklin L. Feder
  • Geovana Donella
  • Joakim Thrane
  • Luiz Kaufmann
  • Marcelo Queiroz
  • Marcio Fernandes
  • Marco Stefanini
  • Marcos Ferraz Bosi
  • Newton Simões
  • Nicolas Toth Jr
  • Nildemar Secches
  • Paula Bellizia
  • Paulo Chapchap
  • Paulo Stark
  • Rômulo Dias
  • Silvio Genesini
  • Tarsila Carvalho
  • Walter Longo
  • Walter Schalka

Edições anteriores

  • José Augusto Pires, da Potencia Medições de Goiânia, com o mentor Paulo Stark, CEO da Siemens Brasil (2011-2017)
  • José Augusto Pires, da Potencia Medições de Goiânia, com o mentor Paulo Stark, CEO da Siemens Brasil
  • O economista Celso Toledo fala sobre as perspectivas econômicas para o país em 2017
  • Empresários assistem palestra do programa Mentoria PME
  • Grupo de empreendedores atentos à palestra no Mentoria PME
  • Os médicos Sebastião Zanforlin Filho e Cláudio Pires (esq.), da Cetrus (SP), falam com o mentor Paulo Chapchap (dir., frente), CEO do hospital Sírio Libanês
  • O empresário da construção Lauro Mathias e os filhos, da Vetor Engenharia (PR), ouvem os conselhos de Erika Matsumoto, da Racional Engenharia
  • Os empreendedores da Constance Calçados (MG) com o mentor Christophe Akli
  • Empresários participam de aula no programa Mentoria PME
  • O presidente no Brasil da CAE (aviação), Daniel Portugal (esq.), discute uma questão da empresa com o mentor Abel Reis, CEO no Brasil da Dentsu Aegis
  • Daniel Portugal, da CAE (aviação), e seu mentor Abel Reis, CEO no Brasil da Dentsu Aegis (dir.)
  • O presidente do Grupo Abril (2016-2017), Walter Longo, fala aos empreendedores
  • Walter Longo fala aos empreendedores sobre a gestão na Era Pós-Digital
  • Empreendedores assistem à palestra no programa Mentoria PME
  • Momento de integração dos empreendedores
  • Alexandre Costa, CEO e fundador da Cacau Show, cumprimenta o empreendedor Carlos D'Avila, da Ellevo, de Blumenau (SC)
  • Alexandre Costa, CEO e fundador da Cacau Show,faz palestra aos empreendedores, no Mentoria PME
  • Tallis Gomes, fundador da Easy Taxi e Singu, autografa livro, após palestra, para Irene Silva, da Ellevo, de Blumenau (SC)
  • Irene Silva, presidente da Ellevo (SC), participa de mentoria com Tarsila Carvalho (dir.), CEO da Delinea Tecnologia Educacional
  • Os sócios da Sete Centro Tecnológico fazem mentoria com Josué Bressane, Sócio da Falconi Gente (dir., terno marron)
  • Fabio Tiepolo, fundador da Docway (saúde) de Curitiba, expõe aos empreendedores o modelo de negócios da empresa criada por ele
  • Empreendedores ouvem atentamente a palestra de Carlos Wizard, fundador do Grupo Wizard e da franquia Mundo Verde
  • Carlos Wizard fala aos empreendedores no programa Mentoria PME
  • Turma de empreendedores que participou do Mentoria PME 2017
  • Os empreendedores da SET Soluções Empresariais celebram à conclusão do programa Mentoria PME
  • Os empreendedores da Constance Calçados ouvem o mentor Sebastião Bomfim Filho, fundador da Centauro
  • O empreendedor Arnaud Marcolino, da Elite Consultores (RN), com o certificado de conclusão do programa Mentoria PME
  • Os sócios da Psychemedics Exame Toxicológico se preparam para a conversa com o mentor
  • Claudio Galleazi, fundador da Galeazzi & Associados, e ex-presidente das Lojas Americanas, do Grupo Pão Açúcar e da BRF
  • Empreendedores participam de discussão com Claudio Galleazi
  • João Ricardo Mendes, cofundador do Hotel Urbano, conta como recuperou a empresa depois de perdê-la para investidores
  • O empreendedor Ciro Dias Gomes, da agência de PR Imagem Corporativa, conversa com seu mentor Franklin Feder, ex-CEO da Alcoa
  • Painel com investidores do fundo Oria
  • O professor Haroldo Mota, da Fundação Dom Cabral, fala sobre finanças aos empreendedores
  • Haroldo Mota, da FDC: princípios essenciais de finanças para os empreendedores
  • Renato Mendes, da aceleradora de empresas Orgânica, fala como fazer marketing na internet
  • O professor Reinaldo Lucas, da FDC, fala sobre a necessidade das empresas mudarem para se manter perenes

Agenda

Os temas e os professores da Fundação Dom Cabral que vão aprofundar seu conhecimento sobre o atual contexto de negócios no Brasil e no mundo. Os professores da Fundação Dom Cabral poderão ser substituídos por outros, igualmente qualificados, conforme determinação da Fundação Dom Cabral. Os palestrantes e empresários que participam do programa são definidos por Exame e podem ser substituídos por outros igualmente qualificados. As agendas abaixo são referentes à edição 2017 do programa.

8h30 - 9h Welcome / coffee
9h - 9h15 Fala Institucional ABRIL - FDC • Apresentação das equipes EXAME e FDC • Alinhamento de expectativas
9h20 - 10h Abertura presidente do Grupo Abril
10h [Empreendedores serão divididos em dois grupos que se alternam entre atividades]
10h - 11h Tempo 1 Grupo 1 - INTEGRAÇÃO DE EMPREENDEDORES Grupo 2 - Mentoria
11h - 12h Tempo 2 Grupo 2 - INTEGRAÇÃO DE EMPREENDEDORES Grupo 1 - Mentoria
12h - 13h10 ALMOÇO
13h15 - 14h AUDITÓRIO Celso Toledo analisa o panorama econômico do Brasil e analisa quais são os principais movimentos da economia a que os empreendedores devem estar atentos no médio e longo prazos. Celso Toledo é doutor em Economia pela Universidade de São Paulo e mestre em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, com especialização no departamento de MBA da University of Texas at Austin, nos Estados Unidos. É diretor técnico da MCM, diretor da área de Macroeconomia da LCA Consultores e sócio-diretor da E2.
14h - 16h30 PAINEL FDC – Gestão Estratégica. Como organizar, coordenar e executar a gestão estratégia de sua empresa com Jorge Roldão da Fundação Dom Cabral.. Jorge Duarte Veiga Roldão é professor associado da Fundação Dom Cabral e orientador técnico do Programa Parceiros para Excelência da FDC. É PhD em Administração pela Universidade de Coimbra e mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas.
17H Encerramento com convidado EXAME* – Há espaço para as PMEs no programa de parcerias público privadas conduzido pela Prefeitura de São Paulo, com Wilson Poit. Wilson Poit é engenheiro elétrico de formação, com atuação e experiência nos setores privado e público. Como empresário, fundou diversos empreendimentos, entre eles a Poit Energia, vendida em 2012 para a Aggreko, maior fornecedora de energia móvel do mundo. No setor público foi secretário de Turismo de São Paulo na gestão do prefeito Fernando Haddad. Atualmente, é responsável por cuidar das privatizações, concessões e parcerias com a iniciativa privada, na Secretaria de Desestatização, na gestão do prefeito João Dória.
8h30 - 9h Welcome / coffee
9h30 - 11h30 PAINEL FDC - Sucessão e conselho de administração: o desafio de perpetuar a história vencedora de sua empresa com Dalton Penedo Sardenberg, da Fundação Dom Cabral. Dalton Penedo Sardenberg é professor nas áreas de governança corporativa, gestão de empresas familiares, gestão estratégica e administração de conflitos. É doutor em governança corporativa pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, e autor do manual Instrumento de Avaliação de Sistemas de Gestão Estratégica, com base no Balanced Scorecard. • Quais são os reais desafios da sucessão e como solucioná-los? • Como equacionar a participação da família no negócio? • Qual é o momento de criar um conselho de administração? • Quais as implicações para o negócio de ter um conselho de administração?
11h30 - 12h30 TED TALK com palestrante EXAME* * Heinz-Peter, ex-sócio da McKinsey & Co. fala sobre Os Desafios da Sucessão nas Empresas Familiares.
12h - 13h15 ALMOÇO
13h20 Palestra Lucas Aragão, que fala sobre o impacto da agenda política para as empresas, em que analisaria os acontecimentos mais recentes da economia e as perspectivas para o futuro. Lucas de Aragão é sócio da Arko Advice. Formado em Ciência Política e mestre em campanhas eleitorais e governo pela Fordham University (Nova York). Venceu em 2013 e 2014 os prestigiados Pollie Awards, entregues anualmente pela Associação Americana de Consultores Políticos aos principais estrategistas políticos do mundo. Seus artigos e análises foram publicados em revistas e periódicos de ciência política no Brasil e no mundo.
[Empreendedores serão divididos em dois grupos que se alternam entre atividades]
14h15 - 15h15 Tempo 1 Grupo 1 - Mentoria Grupo 2 - workshop/palestra
15h30 - 16h30 Tempo 2 Grupo 2 - Mentoria Grupo 1 - workshop/palestra
16h45 - 17h45 SALA LOUNGE Encerramento com convidado EXAME* * Sebastião Bonfim Filho é fundador e presidente do conselho de administração da Centauro.
8h30 Welcome / coffee
9h30 - 11h30 PAINEL FDC - “Como transformar sua empresa em uma grande organização” Financiamento – Alternativas para financiar o seu crescimento. Por Haroldo Mota, da FDC. Haroldo Mota é mestre em finanças, pela Fundação Getúlio Vargas e especialista em finanças internacionais pela George Washington University, Washington DC. Professor Associado da Fundação Dom Cabral na área de Finanças, desde 2002. • É possível crescer rapidamente sem ter um sócio investidor? • Qual é o momento certo para ter um sócio investidor? • Quais as consequências para o negócio de ter um sócio investidor? • Como se dá a saída do sócio de capital e quais os efeitos para o negócio da saída do investidor?
11h30 - 12h30 João Ricardo Mendes, fundador e CEO do Hotel Urbano, conta como criar um negócio disruptivo: o case do Hotel Urbano. João Ricardo Mendes é fundador e CEO do Hotel Urbano, empresa líder em reservas online de hospedagem. João Ricardo irá compartilhar com os empreendedores o case do Hotel Urbano – Crescimento acelerado, entrada de investidor(es) e os conflitos decorrentes da entrada de novo(s) sócio(s). Com seis anos de existência, o site de turismo vale mais do que a gigante CVC.
12h40 ALMOÇO
[Empreendedores serão divididos em dois grupos que se alternam entre atividades]
14h - 15h Tempo 1 Grupo 1 - Mentoria Grupo 2 - Conversa com o investidor Paulo Caputo Paulo Caputo é advogado formado pela Universidade de São Paulo, com pós-graduação em gestão (INPG/Insead/Fundação Dom Cabral). É o sócio-fundador da Oria Capital e o principal gestor da equipe do fundo de participações da empresa. Ocupou cargos executivos em empresas como Totvs, Datasul, Grupo RBS, e no escritório de advocacia Machado, Meyer, Sendacz e Opice. Nestas organizações, atuou em áreas diversas como finanças, operações, marketing, vendas e expansão, incluindo a execução do plano de investimento pós IPO (abertura de capital), aquisição de 10 empresas em 18 meses.
15h - 16h Tempo 2 Grupo 2 - Mentoria Grupo 1 - Desafios de crescimento – Case 4Bio Medicamentos Especiais. Por André Kina. André Kina é economista e fez carreira na área de finanças da Procter & Gamble, de onde saiu, em 2001, para se tornar dono do próprio negócio. Em 2005, Kina fundou a 4 Bio Medicamentos Especiais, que virou referência na comercialização de medicamentos especiais, sendo um dos líderes de mercado em alguns segmentos como infertilidade e contraceptivos de alto custo. Em 2015 a Raia Drogasil adquiriu 55% do capital social da 4 Bio. Em janeiro de 2012 a Raia Drogasil terá uma opção de compra e Kina uma opção de venda das ações remanescentes da empresa que fundou.
16h - 17h Carlos Wizard Martins, fala sobre modelos de gestão para quem quer expandir o negócio em larga escala. Carlos Wizard Martins fundou em 1987 a Wizard, rede que alcançou, por meio do franchising, a liderança no setor de ensino de idiomas. Mais tarde, ele adquiriu outras oito redes de ensino, como Yázigi, Microlins e Skill, formando o Grupo Multi Educação. Em 2013, o grupo foi vendido para a britânica Pearson por 2 bilhões de reais, no maior negócio da história do setor de educação já realizado no país. Hoje Martins é dono de empresas como Mundo Verde, Taco Bell Brasil, Topper, Rainha e Hub Prepaid, e tem participação na Ronaldo Academy e WiseUp, no setor de educação.
16h - 17h Encerramento: Walter Longo, presidente do Grupo Abril, faz sua segunda apresentação (primeira exposição foi na abertura do programa) sobre o impacto da transformação digital nas organizações e como elas podem se adaptar para crescer com base em um novo paradigma de negócios.
8h30 - 9h Welcome / coffee
9h PAINEL Falconi – Gestão de Pessoas Voltada ao Modelo de Alta Performance. Por Josué Bressane Júnior.. • Contextualizando Cultura, Potencial e Meritocracia. • O Sistema de Gente e Gestão: Estes conceitos interligam-se por meio do domínio de Gente "Gerenciar o Desempenho". • Liderança: Fatores críticos de sucesso. Josué Bressane Júnior é membro atuante da SHRM – Society for Human Resources Management – USA e European HR Diretor Group.
11h50 ALMOÇO
13h CASE GetNinjas. Fundado em 2011 pelo engenheiro Eduardo L’Hotellier, que atua como presidente, à frente das operações, o GetNinjas tornou-se em seis anos a maior plataforma online para contratação de serviços da América Latina. Atualmente, conta com mais de 250 mil profissionais cadastrados e oferece 200 tipos de serviços distintos (reformas, moda e beleza, assistência técnica, serviços domésticos, aulas, eventos, entre outros) para mais de 3 mil cidades no Brasil – recebe cerca de 2 milhões de buscas por serviços ao ano. A empresa já recebeu 47 milhões de reais de aporte de fundos como Monashees, Kaszek e Tiger Group. Conhecimentos a serem compartilhados: • Como desenvolver e aprimorar um modelo de negócio inovador e bem sucedido. • Os desafios de financiar uma startup de crescimento acelerado. • O modelo de trabalho do time GetNinjas. • Como equilibrar a equação gente X performance X incentivos X crescimento.
14h MENTORIA Uma nova visão de RH
15h MENTORIA PAINEL Gestão Eficiente: As estratégias e boas práticas relativas ao planejamento tributário para PMEs. Por Laurindo Leite Junior, Leandro Martinho Leite; Diengles Zambianco e Gabriel Navarro, sócios fundadores da SET Soluções Tributárias. Laurindo Leite Junior é advogado e fundador do escritório Leite, Martinho Advogados, de onde a SET surgiu como um spinoff. É especialista nas áreas empresarial e tributária e possui experiência de mais de 35 anos como executivo na área de auditoria e planejamento tributário. Na SET atua como membro do conselho. Leandro Martinho Leite é advogado e diretor executivo na SET. Possui mais de 15 anos de experiência na liderança e resolução de casos tributários complexos. Diengles Zambianco é advogado e diretor de operações na SET Soluções Tributárias. Possui experiência de mais de 12 anos na área fiscal e tributária, coordenando projetos de levantamento, recuperação e utilização de créditos de impostos. Gabriel Navarro é publicitário com especialização em marketing e diretor de negócios e projetos na SET Soluções Tributárias. Possui mais de 20 anos de experiência em grandes multinacionais liderando times nas áreas de marketing, vendas, consultoria e projetos.
16h COFFEE BREAK
16h10 O RH na prática: Bate-papo com Sérgio Povoa Sérgio Póvoa teve seu primeiro emprego como auxiliar de limpeza em uma indústria. Passou por Finanças, Tecnologia e, por fim, entrou no setor de RH, onde construiu sua carreira de 25 anos em grandes empresas brasileiras e multinacionais como Grupo Pão de Açúcar, J. Macedo, Areva, General Eletric, Unilever, Johnson Wax e Souza Cruz. Como executivo de RH, ele contribuiu com a implantação de programas estratégicos e de liderança para desenvolver a alta performance dos funcionários.
17h10 Romero Rodrigues fala sobre "O que aprendi sobre estratégia, gestão (negócios e pessoas), desenvolvimento de produto e performance". Romero Rodrigues é atualmente sócio-diretor da Redpoint eventures. Ele é engenheiro elétrico de formação e co-fundador do Grupo Buscapé (1998), onde realizou mais de 15 aquisições e recebeu 4 rodadas de investidores como Great Hill Partners, Merrill Lynch e Itaú Unibanco. O Buscapé é um grupo de digital commerce com 20 companhias diferentes provendo rede de afiliados, informações de compras, compras coletivas, pagamentos, análise de fraude, informações de mercado, ferramentas de behavioral/targeting e classificados. O Buscapé foi comprado pela Naspers em setembro de 2009 por 374 milhões de dólares.
ENCERRAMENTO
8h30 Welcome coffee
9h PAINEL FDC – Evolução e Mudanças nas Organizações: O amadurecimento das organizações como mecanismo de superar as crises com Reinaldo T. F. Lucas, da Fundação Dom Cabral.. Principais pontos: • Maturidade das organizações e superação das crises. • Os períodos de Evolução e de Revolução. • Os componentes essenciais às mudanças. •A superação dos conflitos e resistências na curva que regula o processo de mudança.
12h ALMOÇO
13h15 Quando considerar oportunidades de fusão ou aquisição – e os desafios decorrentes destes processos.
14h [Os empreendedores são divididos em dois grupos, os quais se alternam entre as atividades]
14h - 15h Tempo 1 Grupo 1 - Mentoria Grupo 2 - Conversa com o investidor Paulo Caputo Paulo Caputo É o sócio-fundador da Oria Capital e o principal gestor da equipe do fundo de participações da empresa. Ocupou cargos executivos em empresas como Totvs, Datasul, Grupo RBS, e no escritório de advocacia Machado, Meyer, Sendacz e Opice.
15h - 16h Tempo 2 Grupo 2 - Mentoria Grupo 1 - Conversa com o investidor Marcelo Cecchetto Marcelo Cecchetto comanda, desde março de 2012, a operação no Brasil do fundo americano de private equity H.I.G. Capital. Antes, foi vice-presidente da área de private equity do Grupo Icatu, onde foi responsável por investimentos e desinvestimentos que obtiveram êxito em diversos setores, como imobiliário, mídia, refeições rápidas, saúde e alimentos. É também membro dos conselhos de administração da Cel-Lep Idiomas S.A. e da Creme Mel Sorvetes S.A.
16h - 16h10 COFFEE BREAK
16h15 - 17h O advogado Rubens Decoussau Tilkian fala sobre Como negociar e mediar conflitos em situações de mudanças nos negócios. Rubens Decoussau Tilkian é sócio do escritório Decoussau Tilkian Advogados e sócio do Instituto Vertus de Mediação e Resolução de Conflitos.
17h - 18h Claudio Galeazzi fala como prever a possibilidade de crise na empresa – e as barreiras invisíveis que impedem o gestor de atuar quando as coisas vão mal. Claudio Galeazzi é o fundador da Galeazzi & Associados. Ao longo de sua carreira, concentrou suas atividades profissionais em administração e gestão de empresas diversas como Drew Chemical Corp, Cia Estanifera Brasileira e John Sommers – ambas joint ventures entre a British Petroleum e a Brascan –, e British Petroleum Mineração no Brasil. Como presidente, comandou as empresas Artex, Mococa, Vila Romana, Cecrisa, Lojas Americanas, Grupo Pão Açúcar e, até dezembro de 2014, a BRF S.A. É membro do conselho de administração do Banco BTG Pactual.
18h Encerramento e entrega dos Certificados

Investimento

Quem pode participar?

• Empresários, herdeiros, sócios e o primeiro executivo no comando.

• São aceitas até 3 inscrições por empresa.

1 pessoa 2 pessoas 3 pessoas
R$ 40.000,00 R$ 54.000,00 R$ 60.500,00

É possível efetuar o parcelamento em até 10 (dez) vezes.

As vagas são limitadas. Inscreva-se já!

Como chegar

InterContinental São Paulo
Alameda Santos, 1123 - Jardim Paulista, São Paulo - SP, 01419-001

Quer saber mais

Se você não encontrou resposta para todas as suas perguntas ou deseja ter acesso a cases e mais detalhes sobre o programa EXAME MENTORIA PME, entre em contato com a gente. Temos uma equipe preparada para responder às suas dúvidas.

Por e-mail: mentoriapme@abril.com.br

Por telefone: +55 (11) 3037-5598

Topo